Estrutura Curricular

Estrutura Curricular do Mestrado

Exibir do Doutorado

Código
Disciplina
CH
CR
Nat
Ementa
BIQ808
BIOQUÍMICA CELULAR (DOMÍNIO CONEXO)
60
4
OP
Estudo estrutural das substâncias de importância biológica, de seu metabolismo e regulação.
BIQ826
TÓPICOS DE BIOQUÍMICA AVANÇADA (DOMÍNIO CONEXO)
15
1
OP
Estrutura das membranas biológicas. Potencial de repouso e potencial de ação. Sinápses excitatórias e inibitórias. Junção neuromuscular. Contração muscular.
EFI804
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO (DOMÍNIO CONEXO)
30
2
OP
Liberação e transferência de energia durante o xercício: metabolismo aeróbio e anaeróbio; limiar do lactato; potência aeróbia e potência anaeróbia. Circulação e respiração durante o exercício.
Comportamento neuro-endócrino no exercício. Efeitos crônicos do exercício. Exercícios físicos em ambientes extremos.
FAE914
DIDÁTICA ENSINO SUPERIOR (DOMÍNIO CONEXO)
60
4
OP
Trata da natureza, das características e das formas de tratamento dos elementos e sub-processos do processo de ensino, no contexto de diferentes correntes pedagógicas
FAR815
IMUNOFARMACOLOGIA
45
3
OP
Possibilitar uma compreensão genérica do sistema imune e de suas funções fisiológicas e fisiopatológicas, durante processos infecciosos e em doenças auto-imunes. A partir desse entendimento avaliar possibilidades terapêuticas usando o conhecimento farmacológicos aplicado ao sistema imune.
FAR824
FARMACOCINÉTICA
30
2
OP
Estudo dos parâmetros farmacocinéticos.
FAR825
FARMACODINÂMICA
30
2
OP
Abordagem de temas relacionados à interação fármaco-receptor.
A disciplina será oferecida na forma de aulas expositivas, apresentação de seminários, seguidos de discussão de artigos científicos.
FAR826
MODELOS FARMACOLÓGICOS EXPERIMENTAIS: DELINEAMENTO E ANÁLISE
30
2
OP
Os temas abordados deverão permitir ao estudante conhecer diferentes modelos experimentais in vivo e in vitro, planejar e aplicar tais modelos, de modo a otimizar a determinação de parâmetros amostrais, reduzir variabilidade e a utilização de animais.
FAR827
FARMACOLOGIA DA NEUROTRANSMISSÃO
45
3
OP
Aspectos elementares dos processos de neurotransmissão.
FAR828
BASES MOLECULARES DA QUIMIOTERAPIA
30
2
OP
Estudar os alvos de ação e mecanismos moleculares de quimioterápicos (antimicrobianos, antifúngicos, antivirais, antilhelmínticos, antiprotozoários e quimioterápicos do câncer).
FAR829
NEUROPSICOFARMACOLOGIA
45
3
OP
História da Neuropsicofarmacologia. Modelos animais. Mecanismos de ação dos psicofármacos - Antipsicóticos, Antidepressivos, Ansiolíticos, Sedativos, Hipnóticos. Abuso de substâncias. Neurotransmissores atípicos: óxido nítrico e canabinoides.
FAR830
FARMACOLOGIA APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO
30
2
OP
A disciplina visa ampliar o acesso ao conhecimento científico atual relacionado com o exercício físico e saúde. O exercício físico pode proporcionar analgesia e também inflamação. Por isso através de apresentações formais, grupos de discussão e aulas práticas entenderemos os diferentes mecanismos desses efeitos.
FAR831
TÓPICOS AVANÇADOS EM FARMACOLOGIA I
15
1
OP
Abordagem de temas considerados avançados e relevantes em farmacologia.
FAR832
TÓPICOS AVANÇADOS EM FARMACOLOGIA II
30
2
OP
Abordagem de temas considerados avançados em farmacologia.
FAR833
TÓPICOS AVANÇADOS EM FARMACOLOGIA III
45
3
OP
Abordagem de temas considerados avançados em farmacologia.
FAR834
FARMACOLOGIA CARDIOVASCULAR
45
3
OP
Atualização dos conceitos dos mecanismos de sinalização no músculo liso e endotélio vasculares e cardiomiócitos, e suas alterações nas patologias cardiovasculares.
FAR835
FARMACOLOGIA DA INFLAMAÇÃO
45
3
OP
Estudo das metodologias utilizadas na indução e caracterização do processo inflamatório. Avaliação do efeito de fármacos no desenvolvimento da resposta inflamatória.
FAR836
FARMACOLOGIA DA DOR E ANALGESIA
45
3
OP
Abordagem dos principais aspectos da farmacologia da analgesia, dor e sua modulação, demonstrando os métodos algesimétricos de avaliação, bem como entendendo diferentes mecanismos envolvidos na analgesia central e periférica, endógena e farmacológica.
FIB825
SEMINÁRIOS DE PESQUISA I
15
1
OP
Apresentação de projetos de pesquisa por alunos do Programa.
FIB838
NEUROFISIOLOGIA I
60
4
OP
Estudo de áreas básicas de neurofisiologia: células excitáveis, sinapse, contração muscular, inflamação, receptores sensoriais, sistema somatossensório, sentidos especiais, dor, controle da postura e do movimento, aprendizado e memória, sistema límbico, EEG, sono e epilepsia.
FIB844
CONTROLE HORMONAL E NUTRICIONAL DO METABOLISMO INTERMEDIÁRIO
30
2
OP
O curso de natureza teórico-prática, discutirá o controle de vias importantes do metabolismo intracelular, os mecanismos moleculares envolvidos e outros aspectos da integração metabólica.
FIB845
NEUROFISIOLOGIA II
45
3
OP
Elaboração de hipóteses na área de neurofisiologia que são testadas através de experimentos publicados em revistas indexadas. Esta abordagem busca incentivar o raciocínio científico, a elaboração de delineamento experimental e o conhecimento de diferentes metodologias em neurofisiologia.
FIB856
SINALIZAÇÃO DE CÁLCIO EM CÉLULAS EPITELIAIS EXCITÁVEIS
45
3
OP
Conceitos sobre a sinalização intracelular de cálcio (Ca2+), desde a maquinaria interna das células para liberar Ca2+ para o citosol e a região nuclear, até funções moduladas pelo Ca2+ intracelular.
FIB857
NEUROBIOLOGIA DO COMPORTAMENTO
30
2
OP
Uma breve história dos estudos de comportamento animal. Delineamento experimental de ensaios comportamentais. Métodos utilizados para quantificar diferentes comportamentos. Princípios de neuroetologia. Aspectos neurobiológicos do comportamento: alimentar, sexual e reprodutivo, de medo, de ansiedade, de estresse, social e de orientação espacial.
FIB858
BIOFÍSICA DE MEMBRANAS
45
3
OP
Estudo das propriedades físico-químicas de membranas biológicas, com ênfase nos mecanismos de transporte de água, solutos, e íons.
FIB859
ESTÁGIO DIDÁTICO EM FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA
45
3
OP
Aspectos teórico-práticos do ensino de Fisiologia e de Farmacologia. Elaboração de programa de curso. Elaboração e participação em aulas práticas e teóricas. Participação em grupos de discussão e grupos de estudo. Avaliação dos alunos do curso proposto.
FIB860
FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
60
4
OP
O sistema Endócrino como mecanismo de integração do organismo. Funções dos hormônios e regulação da secreção das glândulas endócrinas. Regulação hormonal do metabolismo. Fisiologia da reprodução.
FIB861
MÉTODOS EM BIOFÍSICA
60
4
OP
A Biofísica aprecia os fenômenos biológicos como manifestação de, e interação com os campos gravitacional, eletromagnético e nuclear, desde o nível molecular, ao sistêmico. Estuda a termodinâmica e metódos físicos de investigação, aplicados à biologia. Aspectos a serem abordados: Espectrofotometria (teoria e prática); Cromatografia; Eletroforese: Radioimunoensaio.
FIB862
FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
60
4
OP
O coração e suas funções. Circulação sistêmica, pulmonar e em territórios especiais. Mecanismos neuro-humorais de regulação do sistema circulatório. Análise fisiológica da insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e choque circulatório.
FIB863
FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO: REGULAÇÃO NEURAL
45
3
OP
Neuroendocrinologia: regulação do eixo hipotálamo-hipofisário. Aspectos da regulação do metabolismo intermediário pelo sistema nervoso central. Regulação central da função reprodutiva.
FIB864
FISIOLOGIA RENAL
45
3
OP
Formação de urina. Mecanismos glomerulares e tubulares. Participação renal na regulação dos volumes do organismo. Participação renal na regulação do pH dos líquidos do organismo.
FIB865
REGULAÇÃO NEURAL DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
30
2
OP
Estudos avançados sobre os sistemas cardiovascular, abordando principalmente aspectos do controle neuro-humoral.
FIB866
PEPTIDEOS VASOATIVOS
30
2
OP
Aspectos fisiológicos, farmacológicos e bioquímicos de peptídeos vasoativos: sistema renina-angiotensinas, calicreina-cininas e outros.
FIB867
SEMINÁRIOS DE PESQUISA II
15
1
OP
Seminários apresentados por professores visitantes ou especialistas de alto nível. Participação dos alunos em discussões críticas sobre trabalhos apresentados.
FIB868
TÉCNICAS EXPERIMENTAIS EM FISIOLOGIA
45
3
OP
Fornecer os fundamentos das principais técnicas utilizadas em pesquisa e ensino na área de fisiologia, possibilitando o treinamento prático para a utilização das técnicas clássicas e modernas em fisiologia.
FIB869
TREINAMENTO EM ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA
30
2
OP
Acompanhamento do aluno de doutorado em seu processo de orientação de aluno de iniciação científica: elaboração do projeto de pesquisa, participação ativa em experimentos relacionados ao projeto, discussão crítica dos resultados e elaboração de resumo para apresentação em congresso científico.
FIB870
TÓPICOS AVANÇADOS EM FISIOLOGIA I
15
1
OP
Temas abordando conhecimentos adquiridos recentemente sobre tópicos relevantes de fisiologia ou disciplinas afins e curso prático sobre métodos atuais aplicáveis às condições locais, e que possibilitem abordagem de questões científicas importantes e de interesse do programa de pós-graduação.
FIB871
TÓPICOS AVANÇADOS EM FISIOLOGIA II
30
2
OP
Temas abordando conhecimentos adquiridos recentemente sobre tópicos relevantes de fisiologia ou disciplinas afins e curso prático sobre métodos atuais aplicáveis às condições locais, e que possibilitem abordagem de questões científicas importantes e de interesse do programa de pós-graduação.
FIB872
TÓPICOS AVANÇADOS EM FISIOLOGIA III
45
3
OP
Temas abordando conhecimentos adquiridos recentemente sobre tópicos relevantes de fisiologia ou disciplinas afins e curso prático sobre métodos atuais aplicáveis às condições locais, e que possibilitem abordagem de questões científicas importantes e de interesse do programa de pós-graduação.
ICB826
BIOLOGIA CELULAR: SINALIZAÇÃO E TRANSDUÇÃO DE SINAIS
45
3
OP
Estudar os segundos mensageiros e as vias de transdução de sinais a partir da ligação/ativação de receptores celulares.
OTI804
NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRAFICA (DOMÍNIO CONEXO)
30
2
OP
Canais formais e informais no processo de comunicação da ciência. A biblioteca e outros recursos de informação na área. Pesquisa bibliográfica. Normalização do trabalho científico.
ZOO863
PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS (DOMÍNIO CONEXO)
90
6
OP
Estatística descritiva de uma variável, associação ou dependência de duas variáveis. Inferência estatística. Planejamento e análise de experimentos por meio do delineamento.

Estrutura Curricular do Doutorado

Código
Disciplina
CH
CR
Nat
Ementa
BIQ808
BIOQUÍMICA CELULAR (DOMÍNIO CONEXO)
60
4
OP
Estudo estrutural das substâncias de importância biológica, de seu metabolismo e regulação.
BIQ826
TÓPICOS DE BIOQUÍMICA AVANÇADA (DOMÍNIO CONEXO)
15
1
OP
Estrutura das membranas biológicas. Potencial de repouso e potencial de ação. Sinápses excitatórias e inibitórias. Junção neuromuscular. Contração muscular.
EFI804
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO (DOMÍNIO CONEXO)
30
2
OP
Liberação e transferência de energia durante o xercício: metabolismo aeróbio e anaeróbio; limiar do lactato; potência aeróbia e potência anaeróbia. Circulação e respiração durante o exercício.
Comportamento neuro-endócrino no exercício. Efeitos crônicos do exercício. Exercícios físicos em ambientes extremos.
FAE914
DIDÁTICA ENSINO SUPERIOR (DOMÍNIO CONEXO)
60
4
OP
Trata da natureza, das características e das formas de tratamento dos elementos e sub-processos do processo de ensino, no contexto de diferentes correntes pedagógicas
FAR815
IMUNOFARMACOLOGIA
45
3
OP
Possibilitar uma compreensão genérica do sistema imune e de suas funções fisiológicas e fisiopatológicas, durante processos infecciosos e em doenças auto-imunes. A partir desse entendimento avaliar possibilidades terapêuticas usando o conhecimento farmacológicos aplicado ao sistema imune.
FAR824
FARMACOCINÉTICA
30
2
OP
Estudo dos parâmetros farmacocinéticos.
FAR825
FARMACODINÂMICA
30
2
OP
Abordagem de temas relacionados à interação fármaco-receptor.
A disciplina será oferecida na forma de aulas expositivas, apresentação de seminários, seguidos de discussão de artigos científicos.
FAR826
MODELOS FARMACOLÓGICOS EXPERIMENTAIS: DELINEAMENTO E ANÁLISE
30
2
OP
Os temas abordados deverão permitir ao estudante conhecer diferentes modelos experimentais in vivo e in vitro, planejar e aplicar tais modelos, de modo a otimizar a determinação de parâmetros amostrais, reduzir variabilidade e a utilização de animais.
FAR827
FARMACOLOGIA DA NEUROTRANSMISSÃO
45
3
OP
Aspectos elementares dos processos de neurotransmissão.
FAR828
BASES MOLECULARES DA QUIMIOTERAPIA
30
2
OP
Estudar os alvos de ação e mecanismos moleculares de quimioterápicos (antimicrobianos, antifúngicos, antivirais, antilhelmínticos, antiprotozoários e quimioterápicos do câncer).
FAR829
NEUROPSICOFARMACOLOGIA
45
3
OP
História da Neuropsicofarmacologia. Modelos animais. Mecanismos de ação dos psicofármacos - Antipsicóticos, Antidepressivos, Ansiolíticos, Sedativos, Hipnóticos. Abuso de substâncias. Neurotransmissores atípicos: óxido nítrico e canabinoides.
FAR830
FARMACOLOGIA APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO
30
2
OP
A disciplina visa ampliar o acesso ao conhecimento científico atual relacionado com o exercício físico e saúde. O exercício físico pode proporcionar analgesia e também inflamação. Por isso através de apresentações formais, grupos de discussão e aulas práticas entenderemos os diferentes mecanismos desses efeitos.
FAR831
TÓPICOS AVANÇADOS EM FARMACOLOGIA I
15
1
OP
Abordagem de temas considerados avançados e relevantes em farmacologia.
FAR832
TÓPICOS AVANÇADOS EM FARMACOLOGIA II
30
2
OP
Abordagem de temas considerados avançados em farmacologia.
FAR833
TÓPICOS AVANÇADOS EM FARMACOLOGIA III
45
3
OP
Abordagem de temas considerados avançados em farmacologia.
FAR834
FARMACOLOGIA CARDIOVASCULAR
45
3
OP
Atualização dos conceitos dos mecanismos de sinalização no músculo liso e endotélio vasculares e cardiomiócitos, e suas alterações nas patologias cardiovasculares.
FAR835
FARMACOLOGIA DA INFLAMAÇÃO
45
3
OP
Estudo das metodologias utilizadas na indução e caracterização do processo inflamatório. Avaliação do efeito de fármacos no desenvolvimento da resposta inflamatória.
FAR836
FARMACOLOGIA DA DOR E ANALGESIA
45
3
OP
Abordagem dos principais aspectos da farmacologia da analgesia, dor e sua modulação, demonstrando os métodos algesimétricos de avaliação, bem como entendendo diferentes mecanismos envolvidos na analgesia central e periférica, endógena e farmacológica.
FIB825
SEMINÁRIOS DE PESQUISA I
15
1
OP
Apresentação de projetos de pesquisa por alunos do Programa.
FIB838
NEUROFISIOLOGIA I
60
4
OP
Estudo de áreas básicas de neurofisiologia: células excitáveis, sinapse, contração muscular, inflamação, receptores sensoriais, sistema somatossensório, sentidos especiais, dor, controle da postura e do movimento, aprendizado e memória, sistema límbico, EEG, sono e epilepsia.
FIB844
CONTROLE HORMONAL E NUTRICIONAL DO METABOLISMO INTERMEDIÁRIO
30
2
OP
O curso de natureza teórico-prática, discutirá o controle de vias importantes do metabolismo intracelular, os mecanismos moleculares envolvidos e outros aspectos da integração metabólica.
FIB845
NEUROFISIOLOGIA II
45
3
OP
Elaboração de hipóteses na área de neurofisiologia que são testadas através de experimentos publicados em revistas indexadas. Esta abordagem busca incentivar o raciocínio científico, a elaboração de delineamento experimental e o conhecimento de diferentes metodologias em neurofisiologia.
FIB856
SINALIZAÇÃO DE CÁLCIO EM CÉLULAS EPITELIAIS EXCITÁVEIS
45
3
OP
Conceitos sobre a sinalização intracelular de cálcio (Ca2+), desde a maquinaria interna das células para liberar Ca2+ para o citosol e a região nuclear, até funções moduladas pelo Ca2+ intracelular.
FIB857
NEUROBIOLOGIA DO COMPORTAMENTO
30
2
OP
Uma breve história dos estudos de comportamento animal. Delineamento experimental de ensaios comportamentais. Métodos utilizados para quantificar diferentes comportamentos. Princípios de neuroetologia. Aspectos neurobiológicos do comportamento: alimentar, sexual e reprodutivo, de medo, de ansiedade, de estresse, social e de orientação espacial.
FIB858
BIOFÍSICA DE MEMBRANAS
45
3
OP
Estudo das propriedades físico-químicas de membranas biológicas, com ênfase nos mecanismos de transporte de água, solutos, e íons.
FIB859
ESTÁGIO DIDÁTICO EM FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA
45
3
OP
Aspectos teórico-práticos do ensino de Fisiologia e de Farmacologia. Elaboração de programa de curso. Elaboração e participação em aulas práticas e teóricas. Participação em grupos de discussão e grupos de estudo. Avaliação dos alunos do curso proposto.
FIB860
FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
60
4
OP
O sistema Endócrino como mecanismo de integração do organismo. Funções dos hormônios e regulação da secreção das glândulas endócrinas. Regulação hormonal do metabolismo. Fisiologia da reprodução.
FIB861
MÉTODOS EM BIOFÍSICA
60
4
OP
A Biofísica aprecia os fenômenos biológicos como manifestação de, e interação com os campos gravitacional, eletromagnético e nuclear, desde o nível molecular, ao sistêmico. Estuda a termodinâmica e metódos físicos de investigação, aplicados à biologia. Aspectos a serem abordados: Espectrofotometria (teoria e prática); Cromatografia; Eletroforese: Radioimunoensaio.
FIB862
FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
60
4
OP
O coração e suas funções. Circulação sistêmica, pulmonar e em territórios especiais. Mecanismos neuro-humorais de regulação do sistema circulatório. Análise fisiológica da insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e choque circulatório.
FIB863
FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO: REGULAÇÃO NEURAL
45
3
OP
Neuroendocrinologia: regulação do eixo hipotálamo-hipofisário. Aspectos da regulação do metabolismo intermediário pelo sistema nervoso central. Regulação central da função reprodutiva.
FIB864
FISIOLOGIA RENAL
45
3
OP
Formação de urina. Mecanismos glomerulares e tubulares. Participação renal na regulação dos volumes do organismo. Participação renal na regulação do pH dos líquidos do organismo.
FIB865
REGULAÇÃO NEURAL DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
30
2
OP
Estudos avançados sobre os sistemas cardiovascular, abordando principalmente aspectos do controle neuro-humoral.
FIB866
PEPTIDEOS VASOATIVOS
30
2
OP
Aspectos fisiológicos, farmacológicos e bioquímicos de peptídeos vasoativos: sistema renina-angiotensinas, calicreina-cininas e outros.
FIB867
SEMINÁRIOS DE PESQUISA II
15
1
OP
Seminários apresentados por professores visitantes ou especialistas de alto nível. Participação dos alunos em discussões críticas sobre trabalhos apresentados.
FIB868
TÉCNICAS EXPERIMENTAIS EM FISIOLOGIA
45
3
OP
Fornecer os fundamentos das principais técnicas utilizadas em pesquisa e ensino na área de fisiologia, possibilitando o treinamento prático para a utilização das técnicas clássicas e modernas em fisiologia.
FIB869
TREINAMENTO EM ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA
30
2
OP
Acompanhamento do aluno de doutorado em seu processo de orientação de aluno de iniciação científica: elaboração do projeto de pesquisa, participação ativa em experimentos relacionados ao projeto, discussão crítica dos resultados e elaboração de resumo para apresentação em congresso científico.
FIB870
TÓPICOS AVANÇADOS EM FISIOLOGIA I
15
1
OP
Temas abordando conhecimentos adquiridos recentemente sobre tópicos relevantes de fisiologia ou disciplinas afins e curso prático sobre métodos atuais aplicáveis às condições locais, e que possibilitem abordagem de questões científicas importantes e de interesse do programa de pós-graduação.
FIB871
TÓPICOS AVANÇADOS EM FISIOLOGIA II
30
2
OP
Temas abordando conhecimentos adquiridos recentemente sobre tópicos relevantes de fisiologia ou disciplinas afins e curso prático sobre métodos atuais aplicáveis às condições locais, e que possibilitem abordagem de questões científicas importantes e de interesse do programa de pós-graduação.
FIB872
TÓPICOS AVANÇADOS EM FISIOLOGIA III
45
3
OP
Temas abordando conhecimentos adquiridos recentemente sobre tópicos relevantes de fisiologia ou disciplinas afins e curso prático sobre métodos atuais aplicáveis às condições locais, e que possibilitem abordagem de questões científicas importantes e de interesse do programa de pós-graduação.
ICB826
BIOLOGIA CELULAR: SINALIZAÇÃO E TRANSDUÇÃO DE SINAIS
45
3
OP
Estudar os segundos mensageiros e as vias de transdução de sinais a partir da ligação/ativação de receptores celulares.
OTI804
NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRAFICA (DOMÍNIO CONEXO)
30
2
OP
Canais formais e informais no processo de comunicação da ciência. A biblioteca e outros recursos de informação na área. Pesquisa bibliográfica. Normalização do trabalho científico.
ZOO863
PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS (DOMÍNIO CONEXO)
90
6
OP
Estatística descritiva de uma variável, associação ou dependência de duas variáveis. Inferência estatística. Planejamento e análise de experimentos por meio do delineamento.

Notícias

Mestrado - 1º semestre/2018 - Inscrições aqui

CRONOGRAMA SELEÇÃO DOUTORADO - NOVEMBRO 2017 - Baixar

4ª SELEÇÃO DE DOUTORADO 2017 (14, 16 e 17/11/2017 - acesse o Edital) - Baixar

INSCRIÇÕES PARA O XXVII CURSO DE VERÃO EM FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA - Link

QUADRO DE DISCIPLINAS 2017/02 - Baixar